SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número05Procedimentos didáticos "especiais" no ensino do deficiente mental: um caminho de interlocuçãoRepresentações sociais de estudantes com síndrome de Down segundo professores no Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

BONETI, Rita Vieira de Figueiredo. A interpretação da escrita pela criança portadora de deficiência intelectual. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1999, vol.03, n.05, pp.41-55. ISSN 1413-6538.

O presente estudo examina se, durante a aquisição da leitura e da escrita, as crianças portadoras de deficiência intelectual passam pelos mesmos conflitos cognitivos e desenvolvem esquemas de interpretação da escrita semelhantes àqueles desenvolvidos pelas crianças "normais". A pesquisa foi realizada com quinze crianças em idade de 4 a 7 anos, portadoras de deficiência intelectual. A metodologia adotada é semelhante à desenvolvida por Ferreiro e Teberosky (1986) para estudar a aquisição da linguagem escrita na criança "normal". Os resultados permitem concluir que o comportamento da criança portadora de deficiência intelectual, em muitos aspectos, é semelhante ao comportamento da criança "normal". Entretanto, a manifestação desses comportamentos varia de acordo com o grau de deficiência da criança e com o tipo de conhecimento envolvido.

Palavras-chave : Linguagem Escrita; Deficiência Intelectual; Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )