SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 issue05The interpretation of written language by children with intellectual disabilitiesSchool integration of the Down Syndrome: a study about the perception of the educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

SOUZA FILHO, Edson A. de  and  DURANDEGUI, Angel B.. Representações sociais de estudantes com síndrome de Down segundo professores no Rio de Janeiro. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1999, vol.03, n.05, pp.57-71. ISSN 1413-6538.

O objetivo deste trabalho foi investigar as representações sociais de professores sobre estudantes com síndrome de Down (ESD). Duas amostras de professores foram selecionadas: 22 lidando diretamente com ESD (PL) e 27 não (PNL). As análises de conteúdo e de discurso efetuadas indicaram algumas dificuldades de ambos os grupos para representarem os ESD fora dos padrões baseados em critérios de inteligência lógico-formal, em detrimento de outras formas instrumentais e significativas para o grupo. De fato, PL relataram sobre ESD aspectos favoráveis de sociabilidade e afetividade, e desfavoráveis em negociação; enquanto os PNL, favoráveis em intelectualidade, autonomia e normalidade, assim como negaram traços pessoais e afirmaram rigidez, indicando ambivalências.

Keywords : Educação Especial; Psicologia; Deficiência Mental; Didática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )