SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número05A interpretação da escrita pela criança portadora de deficiência intelectualIntegração escolar do portador da Síndrome de Down: um estudo sobre a percepção dos educadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

SOUZA FILHO, Edson A. de  e  DURANDEGUI, Angel B.. Representações sociais de estudantes com síndrome de Down segundo professores no Rio de Janeiro. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1999, vol.03, n.05, pp.57-71. ISSN 1413-6538.

O objetivo deste trabalho foi investigar as representações sociais de professores sobre estudantes com síndrome de Down (ESD). Duas amostras de professores foram selecionadas: 22 lidando diretamente com ESD (PL) e 27 não (PNL). As análises de conteúdo e de discurso efetuadas indicaram algumas dificuldades de ambos os grupos para representarem os ESD fora dos padrões baseados em critérios de inteligência lógico-formal, em detrimento de outras formas instrumentais e significativas para o grupo. De fato, PL relataram sobre ESD aspectos favoráveis de sociabilidade e afetividade, e desfavoráveis em negociação; enquanto os PNL, favoráveis em intelectualidade, autonomia e normalidade, assim como negaram traços pessoais e afirmaram rigidez, indicando ambivalências.

Palavras-chave : Educação Especial; Psicologia; Deficiência Mental; Didática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )