SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 issue05Teacher’s social representations regarding students with Down syndrome in Rio de JaneiroMental deficiency and social integration: the mother´s intermediary function author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Integração escolar do portador da Síndrome de Down: um estudo sobre a percepção dos educadores. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1999, vol.03, n.05, pp.73-85. ISSN 1413-6538.

O presente artigo objetiva detalhar a percepção dos educadores - pais, professores e técnicos atuantes em nove escolas públicas e privadas, da cidade de Natal, Rio Grande do Norte - sobre a integração escolar da criança portadora da síndrome de Down. No discurso dos vários sujeitos pesquisados, procuramos captar como são percebidas e explicadas as questões pertinentes à ação educacional empreendida com esses educandos na sala de aula regular e na comunidade escolar, de forma mais ampla A análise dos dados aponta para uma maior receptividade em relação dessas crianças na escola e para avanços evidenciados em várias áreas, após o ingresso delas na sala de aula regular. Porém, percebemos que muito ainda necessita ser empreendido, no âmbito dos sistemas educacionais, para que o processo integrativo se desenvolva de maneira a trazer benefícios reais e duradouros aos educandos que apresentam necessidades especiais, entre eles, os portadores da Síndrome de Down.

Keywords : Percepção de Educadores; Integração; Síndrome de Down.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )