SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número05Treinamento de pais-apoioA pós-graduação em educação especial no Brasil: análise crítica da produção discente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

BERGO, Maria Stela de A. Albuquerque. Uma visão da síndrome de Asperger sob o enfoque de Vygotsky. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1999, vol.03, n.05, pp.105-111. ISSN 1413-6538.

O artigo resume estudos a respeito da Síndrome de Asperger, uma das formas do autismo, definido por vários Centros de Pesquisa quanto à linguagem, cognição e comportamento das crianças portadores da síndrome. Nele é vinculado o conceito de linguagem de Vygotsky na compreensão das desordens nessa área e do caráter compensatório, dentro da visão sociohistórica, aspecto que leva a recomendar cuidados com avaliações tradicionais classificatórias.

Palabras clave : Educação Especial; Excepcional; Autismo; Síndrome de Asperger; Vygotsky; YL.S.; Avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )