SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número05Treinamento de pais-apoioA pós-graduação em educação especial no Brasil: análise crítica da produção discente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

BERGO, Maria Stela de A. Albuquerque. Uma visão da síndrome de Asperger sob o enfoque de Vygotsky. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1999, vol.03, n.05, pp.105-111. ISSN 1413-6538.

O artigo resume estudos a respeito da Síndrome de Asperger, uma das formas do autismo, definido por vários Centros de Pesquisa quanto à linguagem, cognição e comportamento das crianças portadores da síndrome. Nele é vinculado o conceito de linguagem de Vygotsky na compreensão das desordens nessa área e do caráter compensatório, dentro da visão sociohistórica, aspecto que leva a recomendar cuidados com avaliações tradicionais classificatórias.

Palavras-chave : Educação Especial; Excepcional; Autismo; Síndrome de Asperger; Vygotsky; YL.S.; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )