SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 issue05A view of the Asperger´s syndrome in the perspective of YL.S. VygotskyThe challenges of Special Education, the National Plan of Education and Brazilian Universities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

NUNES, Leila Regina D´Oliveira de Paula; FERREIRA, Júlio Romero; GLAT, Rosana  and  MENDES, Enicéia Gonçalves. A pós-graduação em educação especial no Brasil: análise crítica da produção discente. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1999, vol.03, n.05, pp.113-126. ISSN 1413-6538.

As questões relacionadas à produção e difusão do conhecimento científico sobre Educação Especial têm estado na pauta de vários grupos e congressos na última década. Neste estudo, procedeu-se à análise crítica das dissertações de mestrado do CMEd/UERJ e PPGEEs/UFSCar. Foram analisadas 197 dissertações defendidas entre 1981 e 1995, verificando-se a prevalência de estudos descritivos, com portadores de deficiência mental, na faixa etária de 5 a 14 anos, realizados em instituições escolares sobre o tema ensino-aprendizagem. Foram observados crescente substituição da visão clínica pelo modelo psicoeducacional, maior sintonia com as discussões pedagógicas em curso na educação regular e crescimento de trabalhos sobre o cotidiano escolar tratando a necessidade especial (ou a deficiência) de modo relacional e contextualizado.

Keywords : Educação Especial; Dissertações; Pós-graduação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )