SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número05Uma visão da síndrome de Asperger sob o enfoque de VygotskyOs desafios da educação especial, o Plano Nacional de Educação e a universidade brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

NUNES, Leila Regina D´Oliveira de Paula; FERREIRA, Júlio Romero; GLAT, Rosana  y  MENDES, Enicéia Gonçalves. A pós-graduação em educação especial no Brasil: análise crítica da produção discente. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1999, vol.03, n.05, pp.113-126. ISSN 1413-6538.

As questões relacionadas à produção e difusão do conhecimento científico sobre Educação Especial têm estado na pauta de vários grupos e congressos na última década. Neste estudo, procedeu-se à análise crítica das dissertações de mestrado do CMEd/UERJ e PPGEEs/UFSCar. Foram analisadas 197 dissertações defendidas entre 1981 e 1995, verificando-se a prevalência de estudos descritivos, com portadores de deficiência mental, na faixa etária de 5 a 14 anos, realizados em instituições escolares sobre o tema ensino-aprendizagem. Foram observados crescente substituição da visão clínica pelo modelo psicoeducacional, maior sintonia com as discussões pedagógicas em curso na educação regular e crescimento de trabalhos sobre o cotidiano escolar tratando a necessidade especial (ou a deficiência) de modo relacional e contextualizado.

Palabras clave : Educação Especial; Dissertações; Pós-graduação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )