SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 issue05Graduate studies in special education: critical analysis of master thesis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

MRECH, Leny Magalhães. Os desafios da educação especial, o Plano Nacional de Educação e a universidade brasileira. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1999, vol.03, n.05, pp.127-146. ISSN 1413-6538.

Este artigo encontra-se dividido em três partes. A primeira resgata a importância da Educação Especial no mundo contemporâneo como o grande elemento de interligação entre o ensino comum e o ensino especial. Estabelece parâmetros distintivos para as práticas educativos propostas pelos paradigmas da integração e da inclusão. Discute ainda a importância estratégica da revisão do conceito de deficiência. Na segunda parte discute a versão final do Plano Nacional de Educação a partir da sua aplicabilidade a curto, médio e longo prazo. Por último, discute a possibilidade de atuação da universidade Brasileira tendo em vista as necessidades propostas pelo paradigma da inclusão.

Keywords : Inclusão; Educação Inclusiva; Deficiência Mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )