SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número05A pós-graduação em educação especial no Brasil: análise crítica da produção discente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

MRECH, Leny Magalhães. Os desafios da educação especial, o Plano Nacional de Educação e a universidade brasileira. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1999, vol.03, n.05, pp.127-146. ISSN 1413-6538.

Este artigo encontra-se dividido em três partes. A primeira resgata a importância da Educação Especial no mundo contemporâneo como o grande elemento de interligação entre o ensino comum e o ensino especial. Estabelece parâmetros distintivos para as práticas educativos propostas pelos paradigmas da integração e da inclusão. Discute ainda a importância estratégica da revisão do conceito de deficiência. Na segunda parte discute a versão final do Plano Nacional de Educação a partir da sua aplicabilidade a curto, médio e longo prazo. Por último, discute a possibilidade de atuação da universidade Brasileira tendo em vista as necessidades propostas pelo paradigma da inclusão.

Palabras clave : Inclusão; Educação Inclusiva; Deficiência Mental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )