SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número05A pós-graduação em educação especial no Brasil: análise crítica da produção discente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

MRECH, Leny Magalhães. Os desafios da educação especial, o Plano Nacional de Educação e a universidade brasileira. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1999, vol.03, n.05, pp.127-146. ISSN 1413-6538.

Este artigo encontra-se dividido em três partes. A primeira resgata a importância da Educação Especial no mundo contemporâneo como o grande elemento de interligação entre o ensino comum e o ensino especial. Estabelece parâmetros distintivos para as práticas educativos propostas pelos paradigmas da integração e da inclusão. Discute ainda a importância estratégica da revisão do conceito de deficiência. Na segunda parte discute a versão final do Plano Nacional de Educação a partir da sua aplicabilidade a curto, médio e longo prazo. Por último, discute a possibilidade de atuação da universidade Brasileira tendo em vista as necessidades propostas pelo paradigma da inclusão.

Palavras-chave : Inclusão; Educação Inclusiva; Deficiência Mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )