SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número01Educação especial: da LDB aos planos nacionais de educação do MEC e proposta da sociedade brasileiraClasses especiais: comentários à margem do texto de Torezan & Caiado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

ODEH, Muna Muhammad. O atendimento educacional para crianças com deficiências no hemisfério sul e a integração não-planejada: implicações para as propostas de integração escolar. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.27-42. ISSN 1413-6538.

O trabalho reitera o argumento de que o atendimento educacional para as crianças com deficiências no hemisfério sul tem seguido o modelo médico enfatizando as modalidades educacionais em meios segregados. Neste sentido, o atendimento especializado neste hemisfério tem sido uma replica a crítica do modelo anteriormente vigente no hemisfério norte sem consideração à especificidades culturais, sócioeconômicas e políticas. No entanto, vários estudos demonstram que, devido a tais especificidades, um número significativo das crianças com deficiências no hemisfério sul já se encontram matriculadas na escola regular sem apoio especializado algum, dentro do esquema denominado por Miles (1983) de "integração não-planejada". O trabalho propõe que, num momento em que se intensificam os esforços para implementar a integração escolar no hemisfério sul inclusive no Brasil, é oportuno conhecer e investigar a situação local afim de evitar um descompasso entre planejamento e distribuição de recursos por um lado e a realidade concreta por outro.

Palabras clave : Deficiência; Integração Escolar; Integração Não-Planejada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )