SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue01Educational services to disabled children in the south hemisphere and the non-planned integration: implications to the proposal of school integrationPublic policts: relationship with scientific production in special education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

OMOTE, Sadao. Classes especiais: comentários à margem do texto de Torezan & Caiado. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.43-64. ISSN 1413-6538.

Num recente artigo, Torezan e Caiado (1995) apresentaram argumentos para discutir questões relacionadas à manutenção, ampliação ou extinção de classes especiais. É propósito deste texto mostrar que os recursos de educação especial têm sido mal utilizados, resultando daí a tão indesejada segregação de alunos deficientes. Algumas razões desse mau uso são discutidas. A extinção de classes especiais não irá resolver o problema da segregação de deficientes. Assim, em vez da extinção de classes especiais, argumenta-se a favor da sua expansão, para que um número crescente de crianças deficientes possa ser atendida em escolas públicas.

Keywords : Classe Especial; Segregação; Exclusão; Integração do Deficiente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )