SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue01Public policts: relationship with scientific production in special educationEducational philosophies concerning the deaf: from oralism to total communication to bilingualism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

MULLER, Tânia Mara Pedroso. A primeira escola especial para crianças anormais no Distrito Federal: o pavilhão Bourneville (1903-1920). Rev. bras. educ. espec. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.79-97. ISSN 1413-6538.

O presente artigo tem como intenção apresentar os resultados da pesquisa histórica desenvolvida pela autora, e que foi motivada pela verificação do reduzido número de historiografias sobre o tratamento e educação da criança com grave enfermidade psíquica. Fundamentada no pensamento de Michel Foucault, principal referencial teórico, o presente trabalho objetivou reconstituir a trajetória - práticas, discursos, metodologias - da Primeira Escola Especial para Creanças Anormaes no Distrito Federal, o Pavilhão Bourneville do Hospício Nacional de Alienados, no período de 1903 a 1920.

Keywords : Escola Especial; História da Educação Especial; Doença Mental Infantil e Educação; Deficiência Mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )