SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número01Políticas públicas: articulação com a produção científica em educação especialFilosofias educacionais em relação ao surdo: do oralismo à comunicação total ao bilingüismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

MULLER, Tânia Mara Pedroso. A primeira escola especial para crianças anormais no Distrito Federal: o pavilhão Bourneville (1903-1920). Rev. bras. educ. espec. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.79-97. ISSN 1413-6538.

O presente artigo tem como intenção apresentar os resultados da pesquisa histórica desenvolvida pela autora, e que foi motivada pela verificação do reduzido número de historiografias sobre o tratamento e educação da criança com grave enfermidade psíquica. Fundamentada no pensamento de Michel Foucault, principal referencial teórico, o presente trabalho objetivou reconstituir a trajetória - práticas, discursos, metodologias - da Primeira Escola Especial para Creanças Anormaes no Distrito Federal, o Pavilhão Bourneville do Hospício Nacional de Alienados, no período de 1903 a 1920.

Palabras clave : Escola Especial; História da Educação Especial; Doença Mental Infantil e Educação; Deficiência Mental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )