SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue01Educational philosophies concerning the deaf: from oralism to total communication to bilingualismSymbolic play of visual impaired preschoolers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

CADER, Fatima Ali Abdalah Abdel  and  FAVERO, Maria Helena. A mediação semiótica no processo de alfabetização de surdos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.117-131. ISSN 1413-6538.

A linguagem gestual nasceu da necessidade que as pessoas surdas tem de se expressar no seu contexto sócio-cultural. Esse tipo de linguagem encontra-se sistematizado atualmente, de modo que cada país possui uma língua de sinais específica. Baseados no processo de mediação semiótica, vários estudos têm demonstrado que a escolarização de crianças surdas deve considerar toda a sua experiência lingüística e, conseqüentemente, a importância da língua de sinais como ferramenta de alfabetização vem crescendo. Baseando-se nesses estudos, realizou-se uma intervenção de natureza psicopedagógica, com o objetivo de alfabetizar um grupo de seis crianças, portadoras de deficiência auditiva congênita, utilizando-se a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a expressão gestual, a leitura labial e a oralização. Ao longo do período da intervenção, verificaram-se progressos em todos os aspectos do desenvolvimento das crianças, bem como em relação à sua socialização e à sua auto-estima. Acredita-se que os resultados alcançados reflitam a interação significativa entre os agentes envolvidos no processo de aprendizagem, propiciada pelo uso irrestrito de toda e qualquer forma de comunicação.

Keywords : Surdo; Deficiência Auditiva; Alfabetização; Mediação Semiótica; Educação Especial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )