SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue01The semiotic mediation on the process of teaching deaf people how to read and writeAnchored instruction: video-based training to teach work skills to student with especial needs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

SILVEIRA, Alice Diesel; LOGUERCIO, Luciano Canto  and  SPERB, Tânia Mara. A brincadeira simbólica de crianças deficientes visuais pré-escolares. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.133-146. ISSN 1413-6538.

Sabe-se que a brincadeira simbólica predomina na criança do período pré-operatório e que crianças deficientes visuais são hábeis para este tipo de brincar, embora necessitem ser ensinadas, já que, muito menos freqüentemente do que crianças videntes exibem a brincadeira de forma espontânea. Procurou-se, então, com este estudo, observar e descrever as brincadeiras de crianças DVs de pré-escola, com referência aos seus aspectos cognitivos, em dois contextos: espontâneo e proposto. A seguir, verificar se estes contextos determinam diferenças nos níveis simbólicos de suas brincadeiras. Foram observadas 6 crianças DVs de uma Instituição Escolar Filantrópica, tendo o claro enquadre lúdico como critério de escolha das brincadeiras. As brincadeiras foram classificadas segundo os níveis de McCune-Nicolich e os resultados mostraram que, na brincadeira espontânea, 48.65% dos enquadres encontravam-se no período simbólico, enquanto que, na brincadeira proposta, 100% dos enquadres encontravam-se neste período. Os resultados indicam que, sob estimulação, estas crianças podem alcançar um nível de desenvolvimento cognitivo bem mais elevado.

Keywords : Crianças Deficientes Visuais; Brincadeira Simbólica; Contexto Proposto/ Espontâneo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )