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Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

SILVEIRA, Alice Diesel; LOGUERCIO, Luciano Canto  e  SPERB, Tânia Mara. A brincadeira simbólica de crianças deficientes visuais pré-escolares. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.133-146. ISSN 1413-6538.

Sabe-se que a brincadeira simbólica predomina na criança do período pré-operatório e que crianças deficientes visuais são hábeis para este tipo de brincar, embora necessitem ser ensinadas, já que, muito menos freqüentemente do que crianças videntes exibem a brincadeira de forma espontânea. Procurou-se, então, com este estudo, observar e descrever as brincadeiras de crianças DVs de pré-escola, com referência aos seus aspectos cognitivos, em dois contextos: espontâneo e proposto. A seguir, verificar se estes contextos determinam diferenças nos níveis simbólicos de suas brincadeiras. Foram observadas 6 crianças DVs de uma Instituição Escolar Filantrópica, tendo o claro enquadre lúdico como critério de escolha das brincadeiras. As brincadeiras foram classificadas segundo os níveis de McCune-Nicolich e os resultados mostraram que, na brincadeira espontânea, 48.65% dos enquadres encontravam-se no período simbólico, enquanto que, na brincadeira proposta, 100% dos enquadres encontravam-se neste período. Os resultados indicam que, sob estimulação, estas crianças podem alcançar um nível de desenvolvimento cognitivo bem mais elevado.

Palavras-chave : Crianças Deficientes Visuais; Brincadeira Simbólica; Contexto Proposto/ Espontâneo.

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