SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue01Influences of adapted furniture in the performance of students with spastic cerebral palsy: considerations on the specialized literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

CAPOVILLA, Fernando César  and  NUNES, Leila Regina D´Oliveira de Paula. A memória de trabalho no paralisado cerebral: procedimento para avaliar habilidade e processos subjacentes. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2001, vol.07, n.01, pp.01-24. ISSN 1413-6538.

A memória de trabalho é responsável por reter as informações durante o processamento necessário à resolução de problemas. Dois experimentos avaliaram o grau de desenvolvimento da memória de trabalho e a natureza do ensaio subjacente à consolidação de informação. Participou do estudo um paralisado cerebral espástico-atetóide não-vocal e não-alfabetizado de 15a3m de idade, e usuário de sistema de comunicação computadorizado havia dois anos. O Experimento 1 usou urna variante do procedimento de recordação livre, em que após ouvir cada série de palavras, o sujeito selecionava, via tela sensível no monitor de seu sistema, as figuras cujos nomes eram falados pelo examinador. Foi obtida uma curva de posição serial típica, com acerto superior nos tens iniciais (primazia) e finais (recência). O Experimento 2 analisou a natureza do ensaio, se aberto ou encoberto e se visual ou subvocal. O anteparo anulou a primazia e acentuou a recência; e na sua ausência, a primazia foi tão forte quanto a regência. A inabilidade em fazer ensaio encoberto (visou-espacial ou subvocal) confirma expectativas teóricas para não-alfabetizados, e coloca desafios para o educador.

Keywords : Memória; Paralisia Cerebral; Processamento de Informação; Comunicação Alternativa; Distúrbio de Linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )