SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Influências do mobiliário adaptado na performance do aluno com paralisia cerebral espástica: considerações sobre a literatura especializada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

CAPOVILLA, Fernando César  y  NUNES, Leila Regina D´Oliveira de Paula. A memória de trabalho no paralisado cerebral: procedimento para avaliar habilidade e processos subjacentes. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2001, vol.07, n.01, pp.01-24. ISSN 1413-6538.

A memória de trabalho é responsável por reter as informações durante o processamento necessário à resolução de problemas. Dois experimentos avaliaram o grau de desenvolvimento da memória de trabalho e a natureza do ensaio subjacente à consolidação de informação. Participou do estudo um paralisado cerebral espástico-atetóide não-vocal e não-alfabetizado de 15a3m de idade, e usuário de sistema de comunicação computadorizado havia dois anos. O Experimento 1 usou urna variante do procedimento de recordação livre, em que após ouvir cada série de palavras, o sujeito selecionava, via tela sensível no monitor de seu sistema, as figuras cujos nomes eram falados pelo examinador. Foi obtida uma curva de posição serial típica, com acerto superior nos tens iniciais (primazia) e finais (recência). O Experimento 2 analisou a natureza do ensaio, se aberto ou encoberto e se visual ou subvocal. O anteparo anulou a primazia e acentuou a recência; e na sua ausência, a primazia foi tão forte quanto a regência. A inabilidade em fazer ensaio encoberto (visou-espacial ou subvocal) confirma expectativas teóricas para não-alfabetizados, e coloca desafios para o educador.

Palabras clave : Memória; Paralisia Cerebral; Processamento de Informação; Comunicação Alternativa; Distúrbio de Linguagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )