SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Os trabalhos e os dias dos deuses e dos homens: a mitologia como fonte para refletir sobre normalidade e deficiênciaUm estudo sobre barreiras arquitetônicas na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

MELETTI, Silvia Márcia Ferreira. O significado do processo de profissionalização para o indivíduo com deficiência mental. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2001, vol.07, n.01, pp.77-90. ISSN 1413-6538.

O presente trabalho objetivou investigar o significado da profissionalização para indivíduos com deficiência mental com experiência de trabalho no mercado competitivo e para aqueles que não haviam passado por tal experiência. Contou-se com a participação de seis indivíduos considerados deficientes mentais. Os dados foram coletados através de sessões de entrevistas durante as quais os participantes discorreram sobre seu trabalho na oficina e no mercado competitivo. Verificou-se que para os participantes a profissionalização significa: uma via de inserção nas relações de produção; continuidade do atendimento educacional; preparação para o trabalho em esquema de subcontrato; alternativa ao ócio e ao desemprego; aquisição de boa conduta; reconhecimento pessoal e profissional; via de estigmatização; e inserção nas relações de trabalho.

Palavras-chave : Deficiência Mental; Profissionalização; Educação Especial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )