SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue01The meaning of vocational training for mentally retarded individualsEducational services to the mentally deficient in the municipal school system of São Paulo: characterization and analysis of the "SAPENE´s" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

BRANCATTI, Paulo Roberto. Um estudo sobre barreiras arquitetônicas na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2001, vol.07, n.01, pp.91-100. ISSN 1413-6538.

Nota-se, atualmente, na sociedade que as pessoas deficientes encontram dificuldades de acesso e locomoção em espaços urbanos, locais públicos e de edificações. A partir desta observação surgiu o interesse pelo tema proposto, e elaboramos o presente estudo por meio do qual constatamos que locais de freqüência pública como, anfiteatros, biblioteca, ginásio, salas de aulas, dentre outros, não oferecem acessibilidade para as pessoas deficientes. Este trabalho teve como objetivo identificar alguns pontos que caracterizam as barreiras arquitetônicas existentes na Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP de Presidente Prudente, elementos que dificultam o acesso e a locomoção de pessoas deficientes em freqüentar estes locais, revelando de certa maneira o despreparo da Unidade em receber esta parcela da população. A pesquisa baseou-se no registro fotográfico dos ambientes que devem ser freqüentados pelos deficientes, e seus utilitários como biblioteca, anfiteatros, salas de aulas, piscina, ginásio esportivo, além de bebedouros, escadarias, banheiros e boa parte do prédio do discente III, local onde se concentram os cursos de Educação Física e Fisioterapia, cursos que atendem pessoas deficientes em projetos esportivos e ambulatoriais. As fotos, confrontadas com as normas da ABNT(1994) reclamam a falta de preocupação e de adequação às necessidades de uma parcela significativa de usuários dos serviços disponíveis. Sugerimos que a Universidade siga as normas estabelecidas garantindo o cumprimento de leis constitucionais a todo o ser humano e o direito de conviver com seu grupo social dignamente.

Keywords : Barreiras Arquitetônicas; Acessibilidade; Deficiência e Superação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )