SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Um estudo sobre barreiras arquitetônicas na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

SOUSA, Sandra Maria Zákia Lian  e  PRIETRO, Rosângela Gavioli. Atendimento educacional aos portadores de deficiência mental na rede municipal de São Paulo: caracterização e análise das Sapnes. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2001, vol.07, n.01, pp.101-116. ISSN 1413-6538.

Com o objetivo de analisar as Salas de Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais (SAPNE), enquanto recurso de integração do aluno deficiente mental na Rede Regular de Ensino do Município de São Paulo, desenvolvemos uma pesquisa que possibilitou caracterizar como vem se dando a sua implantação, bem como sua contribuição para o processo de escolarização de alunos que demandam educação especial. Foram coletadas informações quanto às condições de instalação e de funcionamento sobre 22 (vinte e duas) salas, o que representava o universo de SAPNEs no ano de 1997. A caracterização, obtida com o estudo, provoca indagações que vão desde a sua destinação estar sendo, realmente, a alunos deficientes mentais, até seu potencial de contribuir para integração, à escola regular, de alunos que, de fato, apresentem deficiência.

Palavras-chave : Educação Especial; Política Municipal de Educação; Integração Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )