SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue02Sexuality and the mental retardaded author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

ABRAMOWICZ, Anete. Educação inclusiva, incluir para quê. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2001, vol.07, n.02, pp.01-10. ISSN 1413-6538.

Este artigo realiza a discussão sobre a inclusão a partir de três aspectos que são essenciais quando lutamos por uma educação que seja inclusiva. O primeiro aspecto refere-se à noção de inclusão da qual deriva a idéia de exterioridade, de fora, temáticas que são discutidas a partir dos trabalhos de Michel Foucault e Gilles Deleuze. Diferenças é o segundo aspecto discutido no artigo, onde se enfatiza a urgência de se produzir diferenças, na medida em que há uma incessante forma, talvez nova, de vida produzida pelos diferentes e que é preciso estar atento para aproveitar. Por fim, o artigo analisa a escola atual, tomando a educação infantil como exemplo, já que ela também esta sendo incluída no sistema educacional, para responder à questão, a escola tal como ela se encontra hoje quer incluir as crianças, para quê?

Keywords : Educação Inclusiva; Inclusão; Diferenças; Exclusão Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )