SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue02Inclusive education: why includingDiagnosis and assessment of special classroom students in Sergipe: investigations about the process efficacy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

FRANCA RIBEIRO, Hugues Costa de. Sexualidade e os portadores de deficiência mental. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2001, vol.07, n.02, pp.11-28. ISSN 1413-6538.

O artigo apresenta uma reflexão sobre a questão da sexualidade em portadores de deficiência mental. Discorre sobre as dificuldades para que se possa aceitar o exercício da vida afetivo-sexual para esta população. Enfatiza a necessidade da oferta da educação/orientação sexual e destaca alguns pontos que podem dificultar tanto a aceitação da manifestações da sexualidade, quanto alguns entraves para que se possa colocar em prática programas de orientação sexual para portadores de deficiência mental. São investigados e discutidos dentro desta proposta: os mitos em relação a sexualidade, o desenvolvimento e a trajetória no terreno da sexualidade, a masturbação e a vida afetivo-sexual entre essas pessoas, questões críticas relacionadas à implantação de programas de orientação sexual, as conseqüências da aceitação ou repressão das manifestações da sexualidade sobre a vida e o ajustamento social e pessoal, além da apresentação de algumas sugestões para favorecer o aprendizado de comportamentos na área da sexualidade humana.

Keywords : Deficiência Mental; Sexualidade; Orientação Sexual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )