SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue02Diagnosis and assessment of special classroom students in Sergipe: investigations about the process efficacyEmotional disorders and special education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

BATISTA, Adriana de Souza; NORONHA-SOUZA, Ana Elisa Lara de; FENIMAN, Mariza Ribeiro  and  CRENITTE, Patrícia Pinheiro. Consciência fonológica: avaliação e intervenção dos distúrbios de escrita em crianças surdas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2001, vol.07, n.02, pp.39-52. ISSN 1413-6538.

Os objetivos deste estudo foram verificar o grau de habilidade fonológica em crianças surdas e os efeitos do treinamento da consciência fonológica e correspondências grafo-fonêmicas no processo de aquisição da escrita. Foram selecionadas 5 crianças do Centro Educacional do Deficiente Auditivo (CEDAU/USP), com idades entre 7 anos e 6 meses à 11 anos e 11 meses, portadoras de perda auditiva neurosensorial bilateral variando de grau moderado à severo. O estudo foi desenvolvido longitudinalmente, através de Avaliação inicial composta pela Prova de Consciência Fonológica (Capovilla, Capovilla, 1998) e Avaliação de escrita (Zorzi, 1994); Intervenção baseada nas estratégias de Capovilla e Capovilla (2000) e Santos, Navas, Pereira (1997); e Avaliação final que consistiu na repetição dos procedimentos da avaliação inicial. A análise dos dados confirmou alterações nas Provas de Consciência Fonológica (PCF), sendo notado um melhor desempenho na PCF e maior aproveitamento do treinamento da consciência fonológica por crianças com menor grau de perda auditiva. Também foi observada significativa redução de erros ortográficos após o treinamento da Consciência Fonológica.

Keywords : Consciência Fonológica; Leitura e Escrita; Surdez.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )