SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue01Sexuality & mental deficiency: reflections about conceptsThe portraits of the family of the child who has down’s syndrome and its meaning in the mother’s perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

CANOTILHO, Marta Martins. A integração de crianças portadoras de deficiência física no ensino regular segundo a perspectiva de seus pais. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2002, vol.08, n.01, pp.15-26. ISSN 1413-6538.

O presente trabalho pretende investigar o processo de integração de crianças portadoras de deficiência física na rede de ensino regular segundo a perspectiva de seus pais. Por meio de relatos de seis mães de crianças portadoras de deficiência física, foram analisados 4 aspectos do processo de integração escolar (acesso à escola, ambiente físico, adaptação funcional e social). As mães relataram que a atitude do professor favoreceu o processo de inclusão ao ambiente escolar. No entanto, foram encontradas dificuldades no acesso à escola e ausência de adaptações funcionais e do ambiente físico (presença de barreiras arquitetônicas) que contribuíram para a segregação das crianças portadores de deficiência física no ambiente escolar.

Keywords : Deficiência Física; Integração Escolar; Pais de Alunos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )