SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01Sexualidade & deficiência: reflexões sobre conceitosOs retratos de família da criança down e seu significado na perspectiva das mães índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

CANOTILHO, Marta Martins. A integração de crianças portadoras de deficiência física no ensino regular segundo a perspectiva de seus pais. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2002, vol.08, n.01, pp.15-26. ISSN 1413-6538.

O presente trabalho pretende investigar o processo de integração de crianças portadoras de deficiência física na rede de ensino regular segundo a perspectiva de seus pais. Por meio de relatos de seis mães de crianças portadoras de deficiência física, foram analisados 4 aspectos do processo de integração escolar (acesso à escola, ambiente físico, adaptação funcional e social). As mães relataram que a atitude do professor favoreceu o processo de inclusão ao ambiente escolar. No entanto, foram encontradas dificuldades no acesso à escola e ausência de adaptações funcionais e do ambiente físico (presença de barreiras arquitetônicas) que contribuíram para a segregação das crianças portadores de deficiência física no ambiente escolar.

Palabras clave : Deficiência Física; Integração Escolar; Pais de Alunos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )