SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue01The portraits of the family of the child who has down’s syndrome and its meaning in the mother’s perspectiveService organization aiming the prevention of perinatal assistance in urban region of Quebec - Canada author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

FONTES, Rejane de Souza. A classe hospitalar e a inclusão da criança enferma na sala de aula regular. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2002, vol.08, n.01, pp.45-54. ISSN 1413-6538.

O estudo buscou implantar uma Classe Hospitalar na Enfermaria Pediátrica do Hospital Universitário Antônio Pedro, objetivando verificar a incidência de portadores de necessidades educativas especiais (NEE), levantar a demanda escolar das crianças internadas e realizar o seu acompanhamento psicopedagógico. A metodologia utilizada foi a Pesquisa em Ação. Constatou-se que havia um número reduzido de portadores de deficiência, mas que as crianças e adolescentes internados apresentavam necessidades educativas especiais, ou seja, atrasos escolares devido à perda de conteúdos e afastamentos da escola e do convívio social, motivados pelas internações. Através da aplicação das idéias de Piaget, Freinet e Wallon, buscou-se atender à demanda física, cognitiva, afetiva, social e educacional da clientela infanto-juvenil ali internada e refletir acerca de sua (re)inclusão na sala de aula regular.

Keywords : Educação Especial; Classe Hospitalar; Inclusão; Cidadania.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )