SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01Os retratos de família da criança down e seu significado na perspectiva das mãesOrganização de serviços visando a prevenção em assistência perinatal na região metropolitana de Québec - Canadá índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

FONTES, Rejane de Souza. A classe hospitalar e a inclusão da criança enferma na sala de aula regular. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2002, vol.08, n.01, pp.45-54. ISSN 1413-6538.

O estudo buscou implantar uma Classe Hospitalar na Enfermaria Pediátrica do Hospital Universitário Antônio Pedro, objetivando verificar a incidência de portadores de necessidades educativas especiais (NEE), levantar a demanda escolar das crianças internadas e realizar o seu acompanhamento psicopedagógico. A metodologia utilizada foi a Pesquisa em Ação. Constatou-se que havia um número reduzido de portadores de deficiência, mas que as crianças e adolescentes internados apresentavam necessidades educativas especiais, ou seja, atrasos escolares devido à perda de conteúdos e afastamentos da escola e do convívio social, motivados pelas internações. Através da aplicação das idéias de Piaget, Freinet e Wallon, buscou-se atender à demanda física, cognitiva, afetiva, social e educacional da clientela infanto-juvenil ali internada e refletir acerca de sua (re)inclusão na sala de aula regular.

Palavras-chave : Educação Especial; Classe Hospitalar; Inclusão; Cidadania.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )