SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01A classe hospitalar e a inclusão da criança enferma na sala de aula regularUm novo olhar sobre a singularidade: compreendendo a gênese da escrita de aprendizes surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

CAMPOS, Roseli Maria de. Organização de serviços visando a prevenção em assistência perinatal na região metropolitana de Québec - Canadá. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2002, vol.08, n.01, pp.55-74. ISSN 1413-6538.

As informações aqui apresentadas constituem o resultado de entrevistas realizadas durante o outono de 1995 na Província de Québec- Canadá com 15 integrantes da Rede de Saúde e de Serviços Sociais, situados na esfera Provincial, Regional e Local. Nosso interesse foi direcionado basicamente na planificação e organização dos serviços em Perinatalogia e, sobretudo na prevenção de deficiências (ênfase na prevenção primária e secundária) da Prematuridade e do Baixo Peso ao Nascer (P/BPN). Domínios esses, julgados como prioritários pelas Políticas e Planos de Ação do Governo da Província de Québec. A análise global dos resultados permite dizer que nos diferentes níveis, as orientações ministeriais reforçaram a importância de intervenções no domínio da perinatalogia e P/BPN. Porém, obstáculos ligados a organização dos serviços, tais como a falta de recursos (humanos, físicos e financeiros), a disparidade destes de um estabelecimento à outro, a existência de um sistema paralelo e competitivo entre os cuidados médicos e os cuidados sociais etc, freiam a atualização das diversas estratégias prioritárias de intervenção anunciadas nos diferentes documentos. No período em que o estudo foi realizado, os serviços em perinatalogia estavam sendo revistos em toda a região de Québec, a fim de se resgatar as necessidades em nível dos serviços e o estabelecimento de um modo mais operacional das ligações entre os diversos atores implicados na oferta dos mesmos.

Palavras-chave : Perinatalogia; Prematuridade; Baixo Peso ao Nascer; Prevenção; Políticas de Saúde; Serviços de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )