SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01Um novo olhar sobre a singularidade: compreendendo a gênese da escrita de aprendizes surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

SILVA, Isabella Monteiro de Castro; TUNES, Elizabeth  e  DIAS, Adriana de Rezende. Representações maternas acerca do bebê portador de fissura labiopalatal. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2002, vol.08, n.01, pp.93-108. ISSN 1413-6538.

O presente estudo objetivou realizar levantamento de representações maternas acerca do bebê portador de fissura labiopalatal. Foram entrevistadas dez mães com idade média de 26 anos, cujos bebês apresentavam fissura labiopalatal. Após transcrição e análise das entrevistas, o seu conteúdo permitiu identificar uma dinâmica das percepções maternas acerca do problema do bebê. Nove das dez mães relataram dificuldades com amamentação nos primeiros dias após o nascimento. As representações, inicialmente carregadas de ansiedade e choque, passaram rapidamente para um estágio de busca de melhorias para, enfim, estabelecerem-se num estágio de serenidade frente à malformação. Esse período de mudança mostrou-se muito rápido, em comparação com casos de mães com bebês diagnosticados com deficiência mental ou outras malformações. A adaptação das mães à presença da fissura no filho estabilizou-se após a cirurgia, entre três meses - para a fissura labial - e um ano - para a fissura palatal.Não foi observado o uso de rótulos de deficiência nas falas das mães. O núcleo das representações centrou-se na questão estética: inicialmente a malformação, passando para preocupações com a qualidade da fala. Em ambos os casos, a cirurgia trouxe tranqüilidade às mães. Esses três fatores (ausência de rótulo, núcleo da representação e esperança com a cirurgia) parecem justificar a rapidez com que se deu a formação e estabilização das representações das mães entrevistadas. O estudo de representações acerca dos bebês fissurados mostrou-se útil na avaliação da dinâmica das percepções maternas.

Palavras-chave : Representação Social; Fissura Labiopalatal; Representação Materna.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )