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Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

CAPOVILLA, Fernando C.  e  CAPOVILLA, Alessandra G. S.. Educação da criança surda: o bilingüismo e o desafio da descontinuidade entre a língua de sinais e a escrita alfabética. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2002, vol.08, n.02, pp.127-156. ISSN 1413-6538.

O artigo enfatiza a importância da linguagem para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Revê fatores psicossociais e concepções históricas que elucidam atitudes quanto ao surdo desde a antigüidade, e examina razões das mudanças da abordagem educacional, do oralismo à comunicação total ao bilingüismo. Ressalta que as três abordagens educacionais objetivam integrar a criança surda pela leitura-escrita alfabética, e que diferem principalmente na estratégia para alfabetização e escolarização plenas. Reconhece tanto a primazia da educação bilíngüe da criança surda quanto os benefícios do implante coclear multicanal que tira vantagem da continuidade entre língua falada e escrita alfabética. Ressalta que o bilingüismo deve reconhecer a descontinuidade entre língua de sinais e escrita alfabética que prejudica a alfabetização da criança surda, e buscar soluções para restabelecer a descontinuidade, como o teste experimental da escrita visual direta de sinais para aumentar a consciência metalingüística em sinais e auxiliar a aquisição de leitura-escrita alfabética.

Palavras-chave : Surdez; Língua de Sinais; Oralismo; Comunicação Total; Bilingüismo.

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