SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue02Deaf child education: bilingualism and the challenge posed by the discontinuity between sign language and alphabetical writingThe view of multiple professionals in a capacitation program on bilingual focus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

BEYER, Hugo Otto. Integração e inclusão escolar: reflexões em torno da experiência alemã. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2002, vol.08, n.02, pp.157-168. ISSN 1413-6538.

Os paradigmas da integração e da inclusão escolar, com acentos conceituais diferenciados, têm marcado a história da educação especial nos últimos 30 anos. São vários os países que têm aderido aos mesmos, com ênfases e experiências próprias. O presente artigo ocupa-se da experiência de integração escolar de alunos com necessidades especiais em escolas regulares nos diferentes estados alemães. Considera as temáticas que têm acompanhado tal experiência, no confronto de novos e velhos paradigmas. Conclui com considerações sobre a realidade brasileira, face à crescente ênfase nas políticas educacionais integradoras e inclusivas.

Keywords : Integração Escolar; Educação Inclusiva; Integração Escolar Alemã; Política Brasileira de Integração/Inclusão Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )