SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Educação da criança surda: o bilingüismo e o desafio da descontinuidade entre a língua de sinais e a escrita alfabéticaA visão de profissionais multiplicadores em um programa de capacitação com enfoque bilíngüe índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

BEYER, Hugo Otto. Integração e inclusão escolar: reflexões em torno da experiência alemã. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2002, vol.08, n.02, pp.157-168. ISSN 1413-6538.

Os paradigmas da integração e da inclusão escolar, com acentos conceituais diferenciados, têm marcado a história da educação especial nos últimos 30 anos. São vários os países que têm aderido aos mesmos, com ênfases e experiências próprias. O presente artigo ocupa-se da experiência de integração escolar de alunos com necessidades especiais em escolas regulares nos diferentes estados alemães. Considera as temáticas que têm acompanhado tal experiência, no confronto de novos e velhos paradigmas. Conclui com considerações sobre a realidade brasileira, face à crescente ênfase nas políticas educacionais integradoras e inclusivas.

Palabras clave : Integração Escolar; Educação Inclusiva; Integração Escolar Alemã; Política Brasileira de Integração/Inclusão Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )