SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Integração e inclusão escolar: reflexões em torno da experiência alemãO recurso pedagógico sob o ponto de vista do aluno da habilitação em educação especial do curso de pedagogia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

DIAS, Tárcia et al. A visão de profissionais multiplicadores em um programa de capacitação com enfoque bilíngüe. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2002, vol.08, n.02, pp.169-182. ISSN 1413-6538.

A questão da formação do educador é muito importante, principalmente com as atuais mudanças na educação e com as propostas do bilingüismo que culminaram com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como a forma de comunicação e expressão das comunidades surdas do Brasil. Tendo em vista a necessidade de aperfeiçoamento continuado de profissionais que trabalham com alunos surdos, propuseram-se parcerias com três escolas públicas de Ribeirão Preto e região, visando capacitar profissionais representantes das instituições parceiras, ouvintes e surdos, a implementarem um atendimento educacional bilíngüe, semelhante ao de um serviço de extensão universitária. O programa de capacitação foi organizado, semanalmente, contemplando as seguintes fases: observação sistemática e participação nas práticas dos diversos setores do serviço de extensão; formação teórica em grupos de estudo e implementação supervisionada do modelo, nas suas escolas. Para ajudar a avaliar esse programa foram propostas entrevistas, contendo questões abertas, com os profissionais representantes das instituições parceiras. Os resultados mostraram que a participação no atendimento possibilitou: trocas entre profissionais e reflexão sobre a própria prática; melhorar a comunicação professor-aluno surdo; desenvolver um senso crítico no aluno surdo; ampliar os serviços nas escolas, principalmente quanto à proposição e desenvolvimento de trabalho com as famílias; melhorar o atendimento educacional; e atualizar os profissionais no bilingüismo. Os representantes manifestaram necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre a estrutura da língua de sinais e sobre métodos de ensino a surdos. Os profissionais surdos relataram dificuldades para compreender os textos e acompanhar as aulas teóricas. Concluiu-se que o programa de capacitação cumpriu os objetivos propostos e veio ao encontro de uma necessidade atual, chegando a modificar a política de ensino a surdos na região.

Palabras clave : Surdez; Bilingüismo; Formação de Profissionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )