SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02A visão de profissionais multiplicadores em um programa de capacitação com enfoque bilíngüeImplantação e implementação de espaço escolar para crianças hospitalizadas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

FIGUEIREDO, Carlos Alberto Valero de  y  MANZINI, Eduardo José. O recurso pedagógico sob o ponto de vista do aluno da habilitação em educação especial do curso de pedagogia. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2002, vol.08, n.02, pp.183-204. ISSN 1413-6538.

O presente estudo analisa as atribuições de formandos em pedagogia, Habilitação em Educação Especial, sobre o recurso pedagógico para alunos com necessidades especiais. A pesquisa, realizada por meio de questionários, teve como participantes 32 formandos em pedagogia. Os resultados indicaram que a definição de recurso pedagógico baseia-se numa concepção de aprendizagem e que as categorias de deficiência mais indicadas para utilização de recursos pedagógicos específicos são a deficiência visual, física e mental.

Palabras clave : Recurso Pedagógico em Educação Especial; Formação de Professores em Educação Especial; Ensino do Aluno com Deficiência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )