SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue02Implantation and implementation of school space to hospitalized childrenInclusive education and municipalization: an experience in special education in the municipal district of Paraguaçu Paulista author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

CAIADO, Katia Regina Moreno. Cegueira: concepções de aprendizagem e de ensino reveladas em artigos publicados na revista Benjamin Constant. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2002, vol.08, n.02, pp.223-231. ISSN 1413-6538.

O objetivo deste trabalho é refletir sobre as concepções que fundamentam as práticas pedagógicas com alunos cegos. Foram analisados nove artigos publicados na Revista Benjamin Constant, no período de setembro de 1995 a dezembro de 2000. Os eixos de análise foram: como a criança cega conhece o mundo? Qual é o papel do professor? Quais são os objetivos educacionais? Qual é o papel da linguagem? Os resultados revelam que o paradigma epistemológico que alicerça a discussão sobre a prática pedagógica com o aluno cego centra-se no racionalismo. Considera-se a importância de pedagogos e professores publicarem relatos do trabalho pedagógico desenvolvido com alunos cegos que, sem dúvida, contribuiriam na formação do educador e na reflexão sobre a educação de pessoas deficientes visuais.

Keywords : Deficiência Visual; Prática Pedagógica; Construção do Conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )