SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Implantação e implementação de espaço escolar para crianças hospitalizadasEducação inclusiva e municipalização: a experiência em educação especial de Paraguaçu Paulista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

CAIADO, Katia Regina Moreno. Cegueira: concepções de aprendizagem e de ensino reveladas em artigos publicados na revista Benjamin Constant. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2002, vol.08, n.02, pp.223-231. ISSN 1413-6538.

O objetivo deste trabalho é refletir sobre as concepções que fundamentam as práticas pedagógicas com alunos cegos. Foram analisados nove artigos publicados na Revista Benjamin Constant, no período de setembro de 1995 a dezembro de 2000. Os eixos de análise foram: como a criança cega conhece o mundo? Qual é o papel do professor? Quais são os objetivos educacionais? Qual é o papel da linguagem? Os resultados revelam que o paradigma epistemológico que alicerça a discussão sobre a prática pedagógica com o aluno cego centra-se no racionalismo. Considera-se a importância de pedagogos e professores publicarem relatos do trabalho pedagógico desenvolvido com alunos cegos que, sem dúvida, contribuiriam na formação do educador e na reflexão sobre a educação de pessoas deficientes visuais.

Palabras clave : Deficiência Visual; Prática Pedagógica; Construção do Conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )