SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue01Inclusion-exclusion dialecticTeaching concepts to people with learning problems: a methodological proposal for teaching using games author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

SAAD, Suad Nader. Preparando o caminho da inclusão: dissolvendo mitos e preconceitos em relação à pessoa com síndrome de down. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.01, pp.57-78. ISSN 1413-6538.

Este texto refere-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo objeto foi a investigação da trajetória escolar e social que possibilitou o desenvolvimento do potencial cognitivo de dez jovens com síndrome de Down. Tecendo considerações, de um lado, sobre o preconceito de que são alvo esta categoria de sujeitos e, de outro, sobre sua conduta cognitiva com apoio na teoria sócio-histórica, pôde-se desvelar desempenhos relevantes desses sujeitos em várias áreas do conhecimento. As informações foram coletadas por meio de observação direta, entrevistas semi-estruturadas, produções escritas, artísticas e boletins escolares dos sujeitos. Procurou-se observar o desempenho relevante e o nível de literacia de cada um, concluindo que a deficiência não incapacita o sujeito na sua totalidade e que a família tem grande influência no seu desenvolvimento. Parece ainda, que a informação concorre para a mudança do modo como a sociedade os vê, porém não de modo suficiente para erradicar o preconceito de imediato. Este, ao esbarrar na cultura e no inconsciente das pessoas, não permite que se considere a diferença como diversidade ao invés de desigualdade, requisito importante para a constituição da sociedade inclusiva.

Keywords : Síndrome de Down; Deficiência Mental; Preconceito; Inclusão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )