SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Dialética inclusão-exclusãoO jogo no ensino de conceitos a pessoas com problemas de aprendizagem: uma proposta metodológica de ensino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

SAAD, Suad Nader. Preparando o caminho da inclusão: dissolvendo mitos e preconceitos em relação à pessoa com síndrome de down. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.01, pp.57-78. ISSN 1413-6538.

Este texto refere-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo objeto foi a investigação da trajetória escolar e social que possibilitou o desenvolvimento do potencial cognitivo de dez jovens com síndrome de Down. Tecendo considerações, de um lado, sobre o preconceito de que são alvo esta categoria de sujeitos e, de outro, sobre sua conduta cognitiva com apoio na teoria sócio-histórica, pôde-se desvelar desempenhos relevantes desses sujeitos em várias áreas do conhecimento. As informações foram coletadas por meio de observação direta, entrevistas semi-estruturadas, produções escritas, artísticas e boletins escolares dos sujeitos. Procurou-se observar o desempenho relevante e o nível de literacia de cada um, concluindo que a deficiência não incapacita o sujeito na sua totalidade e que a família tem grande influência no seu desenvolvimento. Parece ainda, que a informação concorre para a mudança do modo como a sociedade os vê, porém não de modo suficiente para erradicar o preconceito de imediato. Este, ao esbarrar na cultura e no inconsciente das pessoas, não permite que se considere a diferença como diversidade ao invés de desigualdade, requisito importante para a constituição da sociedade inclusiva.

Palabras clave : Síndrome de Down; Deficiência Mental; Preconceito; Inclusão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )