SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Associação brasileira de pesquisadores em educação especial: 10 anos de um sonho possívelAbordagens comunicativas e os impasses na construção da escrita do português por crianças surdas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Sobre deficiência e violência: reflexões para uma análise de revisão de área. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.141-154. ISSN 1413-6538.

Pretende-se demonstrar a inter-relação entre o fato de ser portador de deficiência e a temática da violência. Estudos de caso são descritos para ilustrar que a própria deficiência pode ser um resultado direto de atos de violência doméstica. São discutidos três exemplos de tal fato: a) a violência cometida pelo parceiro à mulher durante o período de gestação pode acarretar em sérios danos para a criança (sendo que não há estudos em nossa realidade sobre a prevalência deste grave problema); b) a questão de maus tratos e negligência paterna está fortemente associada a danos graves para o desenvolvimento infantil e c) há uma farta literatura apontando as seqüelas a curto e a longo prazo do abuso sexual infantil. O indivíduo portador de deficiências (de qualquer modalidade) encontra-se em uma posição de grande vulnerabilidade, em relação ao não portador, para ser vítima de violência. Infelizmente, em alguns casos, tal indivíduo, também, apresenta risco de ser agressor, como nos casos de maior probabilidade de maus tratos aos filhos por parte de pais portadores de deficiência mental. São levantadas questões de pesquisa  e aponta-se alguns caminhos pertinentes à área de combate e prevenção de violência doméstica.

Palavras-chave : Violência Doméstica; Maus Tratos; Abuso Sexual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )