SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue02About violence and disability: initial thoughts for a literature reviewInclusive education device: contributions of Vygotskian approach and german experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

BATISTA, Adriana de Souza  and  COSTA, Maria da Piedade Resende da. Abordagens comunicativas e os impasses na construção da escrita do português por crianças surdas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.155-162. ISSN 1413-6538.

O artigo tem como objetivo trazer à reflexão aspectos ligados à aprendizagem da criança surda, discutindo essencialmente a influência das linhas comunicativas que atuam na educação da população surda sobre o processamento cognitivo da leitura e escrita desta população. Neste aspecto são enfocadas as estratégias cognitivas utilizadas pela população surda bilíngüe e moralista, propostas de auxílio ao trabalho de alfabetização destas crianças que mantenham o respeito à cognição nesta construção, e seu confrontamento com  aspectos legais ligados ao reconhecimento lingüístico da LIBRAS. Através destes aspectos o artigo visa contribuir às discussões sobre educação de surdos, refletir sobre a diferença de olhares em sua educação, sem perder de vista o respeito à sua escolha comunicativa e suas estratégias cognitivas de construção da leitura e escrita.

Keywords : Educação de Surdos; Leitura; Escrita; Processamento da Informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )