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Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

BATISTA, Adriana de Souza  e  COSTA, Maria da Piedade Resende da. Abordagens comunicativas e os impasses na construção da escrita do português por crianças surdas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.155-162. ISSN 1413-6538.

O artigo tem como objetivo trazer à reflexão aspectos ligados à aprendizagem da criança surda, discutindo essencialmente a influência das linhas comunicativas que atuam na educação da população surda sobre o processamento cognitivo da leitura e escrita desta população. Neste aspecto são enfocadas as estratégias cognitivas utilizadas pela população surda bilíngüe e moralista, propostas de auxílio ao trabalho de alfabetização destas crianças que mantenham o respeito à cognição nesta construção, e seu confrontamento com  aspectos legais ligados ao reconhecimento lingüístico da LIBRAS. Através destes aspectos o artigo visa contribuir às discussões sobre educação de surdos, refletir sobre a diferença de olhares em sua educação, sem perder de vista o respeito à sua escolha comunicativa e suas estratégias cognitivas de construção da leitura e escrita.

Palavras-chave : Educação de Surdos; Leitura; Escrita; Processamento da Informação.

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