SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue02Communicative approaches and impasses in the writing building of portuguese language by deaf childrenWhat the community wants to know about inclusive educacion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

BEYER, Hugo Otto. A proposta da educação inclusiva: contribuições da abordagem Vygotskiana e da experiência alemã. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.163-180. ISSN 1413-6538.

O artigo enfoca a temática da inclusão escolar. Inicia com considerações pertinentes à abordagem precoce de Lev Vygotski sobre tal questão. Verifica-se que Vygotski, muito antes das atuais idéias que fundamentam a concepção da educação inclusiva, já articulava conceitos semelhantes. O texto passa, a seguir, a historiar a educação inclusiva no sistema alemão, ao longo de três décadas (70 a 90). Na década de 70, iniciam-se os primeiros movimentos rumo ao conceito de inclusão escolar, porém, de forma localizada. Decisivo, neste momento, é a recomendação do Conselho Alemão de Educação, em 1973, da educação comum de crianças com e sem necessidades especiais. A década de 80 registra o amadurecimento das discussões e experiências da inclusão escolar, em que se soma uma variedade de posições (favoráveis e contrárias) de educadores alemães. A década de 90 apresenta o abrandamento das posições mais radicais, enquanto se abrem espaços para debates menos tensos e mais frutíferos. Wocken (2003) expõe princípios importantes da educação inclusiva. Uma opinião a destacar é a de Speck (1996), que vai alertar para o não desmantelamento da educação especial, já que tem espaço importante no atendimento das crianças com necessidades educacionais especiais. Neste sentido, deve-se refletir sobre os avanços verificados na educação especial, particularmente na idéia da inserção da educação especial na educação regular. Recomenda-se que não sejam tomadas medidas precipitadas frente aos novos ventos da educação inclusiva, sob pena de - conforme a parábola bíblica  romperem-se os odres novos pela pressão do vinho velho.

Keywords : Educação Inclusiva; Perspectivas e Experiências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )