SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue02Inclusive education device: contributions of Vygotskian approach and german experienceFormation of physical education teachers that deal with students with specific educational needs (deafness): an experience in the fundamental teaching of the public schools in Fortaleza author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

MENDES, Enicéia G.; RODRIGUES, Olga Maria P. R.  and  CAPELLINI, Vera Lúcia M. F.. O que a comunidade quer saber sobre educação inclusiva. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.181-194. ISSN 1413-6538.

O presente trabalho tem por objetivo não só descrever e analisar, mas, também, responder as questões levantadas pela comunidade sobre o tema deficiência e, em especial, inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. As questões foram feitas por meio de um telefone 0800, a partir de um episódio de exclusão da rede particular de ensino, de uma criança deficiente, cuja mãe dirigiu-se a uma empresa de TV, denunciando a atitude. Prevaleceram questões sobre os aspectos legais da inclusão, em termos de direitos e deveres, competência do professor para lidar com estas questões, bem como o papel escolar da inclusão. Os resultados sugerem que a inclusão escolar, ainda que seja um procedimento amparado pela legislação vigente, precisa de alguns cuidados para que se efetive na prática. Um deles é possibilitar a comunidade a reflexão sobre conceitos, princípios, valores e informá-la sobre legislações, características das deficiências, etiologia, etc. Tais informações devem alcançar não somente a comunidade em geral, mas especificamente, a comunidade escolar. Faltam informações básicas sobre deficiência, o que aumenta o preconceito, resultando muitas vezes no atendimento inadequado a esta parcela da população. No intuito de oferecer um serviço especializado, acaba-se, na verdade, privando-os do convívio com as demais pessoas da sua comunidade.

Keywords : Comunidade; Opinião; Deficiência; Inclusão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )