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Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

MENDES, Enicéia G.; RODRIGUES, Olga Maria P. R.  y  CAPELLINI, Vera Lúcia M. F.. O que a comunidade quer saber sobre educação inclusiva. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.181-194. ISSN 1413-6538.

O presente trabalho tem por objetivo não só descrever e analisar, mas, também, responder as questões levantadas pela comunidade sobre o tema deficiência e, em especial, inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. As questões foram feitas por meio de um telefone 0800, a partir de um episódio de exclusão da rede particular de ensino, de uma criança deficiente, cuja mãe dirigiu-se a uma empresa de TV, denunciando a atitude. Prevaleceram questões sobre os aspectos legais da inclusão, em termos de direitos e deveres, competência do professor para lidar com estas questões, bem como o papel escolar da inclusão. Os resultados sugerem que a inclusão escolar, ainda que seja um procedimento amparado pela legislação vigente, precisa de alguns cuidados para que se efetive na prática. Um deles é possibilitar a comunidade a reflexão sobre conceitos, princípios, valores e informá-la sobre legislações, características das deficiências, etiologia, etc. Tais informações devem alcançar não somente a comunidade em geral, mas especificamente, a comunidade escolar. Faltam informações básicas sobre deficiência, o que aumenta o preconceito, resultando muitas vezes no atendimento inadequado a esta parcela da população. No intuito de oferecer um serviço especializado, acaba-se, na verdade, privando-os do convívio com as demais pessoas da sua comunidade.

Palabras clave : Comunidade; Opinião; Deficiência; Inclusão.

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