SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02O que a comunidade quer saber sobre educação inclusivaConsiderações de professores de educação física sobre o atendimento de alunos de classes especiais inseridos em ambientes educacionais sob a perspectiva da inclusão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

LOPES, Aluísio Wagner de Araújo  y  VALDES, Maria Teresa Moreno. Formação de professores de educação física que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais (deficiência auditiva): uma experiência no ensino fundamental da rede pública de Fortaleza. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.195-210. ISSN 1413-6538.

O objetivo deste estudo consistiu em delinear um programa de formação de professores de Educação Física que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais (deficiência auditiva) do ensino fundamental da rede pública, com o intuito de ampliar os conhecimentos acerca da Educação Física Adaptada, através de elementos teóricos-práticos que possibilitam um atendimento de forma responsável e competente, minimizando as barreiras e percalços do movimento inclusivista na escola. A metodologia utilizada nesta investigação se insere no enfoque da pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e propositivo, utilizando a observação das práticas pedagógicas do professor e condições de trabalho, bem como entrevista aos professores com o objetivo de detectar o nível de conhecimento para o trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais. No tratamento dos dados, utilizou-se a “Análise de Conteúdos” e como resultados, se comprovaram a falta de preparação dos professores para o exercício da profissão, condições físicas e materiais insuficientes para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e a falta de políticas públicas consistentes para o desenvolvimento da Educação Especial. Levando em conta as necessidades de aprendizagem dos professores sobre como melhor atender às necessidades educacionais de alunos especiais detectadas na pesquisa foi elaborado um programa de formação para professores de Educação Física que atuam com alunos deficientes auditivos do ensino fundamental da rede pública de Fortaleza baseado no enfoque sócio-histórico-cultural de Vigotsky e no conceito de professor reflexivo, na intenção de aumentar a capacidade deste professor para enfrentar a complexidade, evidenciando a qualidade no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais.

Palabras clave : Formação de Professores; Educador Físico; Educação Especial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )