SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Formação de professores de educação física que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais (deficiência auditiva): uma experiência no ensino fundamental da rede pública de Fortaleza.Atuação do professor diante de manifestações da sexualidade nos alunos portadores de deficiência mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

CRUZ, Gilmar de Carvalho; RAZENTE, Dilza Maria Radigonda  y  MANGABEIRA, Eleni Maria Carneiro. Considerações de professores de educação física sobre o atendimento de alunos de classes especiais inseridos em ambientes educacionais sob a perspectiva da inclusão. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.211-226. ISSN 1413-6538.

O presente estudo teve como objetivo reunir reflexões de professores de Educação Física sobre o atendimento educacional ofertado a alunos de classes especiais em ambientes educacionais sob a perspectiva da inclusão. Para tanto se realizou uma pesquisa-ação com 13 professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Londrina-PR. A pesquisa foi conseqüência de discussões realizas pelo Grupo de Estudo/Trabalho sobre Organização de Ambientes Inclusivos de Aprendizagem Mediante Prática Reflexiva de Professores de Educação Física. Encontros quinzenais, realizados entre 2002 e 2003, foram gravados em fitas cassete e posteriormente transcritos para efeito de análise. Aulas de Educação Física para classes especiais, ministradas pelos sujeitos da pesquisa, foram registradas em fitas VHS. Estes procedimentos permitiram contextualizar as discussões e coletivizar as situações vivenciadas por cada um dos sujeitos do estudo. Os dados levantados apontam para uma contradição na participação do componente curricular Educação Física no atendimento educacional dos alunos de classes especiais, à medida que estes alunos são “incluídos” neste e não em todos os componentes curriculares. O aprimoramento deste atendimento passa pela ampliação e aprofundamento do debate em torno do processo de escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais, na busca de coerência entre proposições e ações relacionadas à função e ao funcionamento das classes especiais em ambientes educacionais assentados na perspectiva da inclusão. O estudo indica a importância de se valorizar o refletir/agir cotidiano dos professores como possível fonte de superação das contradições vivenciadas em nosso sistema de ensino.

Palabras clave : Classe Especial; Educação Física; Inclusão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )