SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue02Considerations from teachers of physical education about the assistance given to student of special classes inserted in the educational environment under the perspective of inclusionTotalized learning: does it make the learning of visual, deaf and without sensorial deficient children? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

MELO, Marcos Ribeiro de  and  BERGO, Maria Stela de Araújo de Albuquerque. Atuação do professor diante de manifestações da sexualidade nos alunos portadores de deficiência mental. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.227-236. ISSN 1413-6538.

O artigo relata e analisa os resultados de uma investigação junto às escolas da rede estadual de ensino na cidade de Aracaju, na qual se buscou analisar relatos sobre a atuação de uma amostragem de professores dessa rede de ensino, junto aos alunos portadores de deficiência mental, em classes especiais ou inclusivas, frente à questão da Educação Sexual, tanto presente na formação desses professores, quanto ao lidar no cotidiano com o tema. Foram entrevistados quinze professores e, na análise de conteúdo das respostas, constatou-se que a realidade presente no dia-a-dia do professor de crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência mental deixa-o perplexo, confuso, evasivo nas respostas e sem metas pedagógicas definidas quanto ao assunto. Diante disso, conclui-se que há necessidade urgente de uma preparação adequada, compensatória das lacunas na formação acadêmica do professor, para lidar com a sexualidade do aluno no cotidiano escolar.

Keywords : Educação Sexual; Formação do Professor; Temas Transversais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )